Vereadores, Prefeitos e Vice-prefeitos eleitos são diplomados em Rio Negro

por Chayenne E Cardoso publicado 10/12/2024 09h05, última modificação 10/12/2024 16h20

 A manhã desta segunda-feira, 09, foi marcada pela Cerimônia de Diplomação dos Vereadores, Prefeitos e Vice-prefeitos dos municípios de Rio Negro, Quitandinha e Campo Tenente. O ato foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitora do Paraná, no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

No primeiro momento, o prefeito eleito, Alessandro von Linsigen, e o vice-prefeito eleito Marcelo Wotrobra receberam o certificado de diplomados. Na sequência foi a vez dos 11 vereadores eleitos por Rio Negro, sendo quatro mulheres eleitas simultaneamente pela primeira vez.

Os vereadores eleitos são Neusa Swarowski (Cidadania - 632 votos); Felipe Stafin Mini (PSB - 533 votos); João Alves/João Peludo (PP - 486 votos); Geovane de Lima - Canal C (Podemos - 442 votos); Elcio Colaço (PSD - 416 votos); Maria Celia Conte (União - 358 votos); Landivo Geraldo De Oliveira Gruber/Assistente Social (PSD - 355 votos); Odair Pereira/Chiquinho (PL - 342 votos); Isabel Cristina Grossl (Republicanos - 324 votos); Francisco Veiga/ Chiquinho (PRD- 317 votos) e Milene Stall (PSB - 274 votos).

Em seu discurso, o Juiz Eleitoral da 11ª Zona Eleitoral, Alexandro César Possenti, ressaltou o compromisso dos eleitos com o povo, os quais têm a responsabilidade em liderar, legislar e implementar políticas públicas que atendam aos anseios da sociedade. Também apresentou o Projeto Inclusão em Ação, que tornou o processo eleitoral mais inclusivo e acessível, especialmente para pessoas com deficiência. Nas últimas eleições, um dos principais resultados alcançados foi a nomeação de 2.052 pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para atuar como mesárias nas Eleições 2024. Um dos principais resultados alcançados foi a nomeação de 2.052 pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista (TEA) para atuar como mesárias nas Eleições 2024 no Paraná, número que representa 32,3% do total de nomeações de PcDs no país. Entre Rio Negro, Campo Tenente e Quitandinha, foram 32 mesários pelo Projeto.

Representando o Poder Legislativo, a Vereadora Eleita Neusa Swarowski discursou sobre a importância do vereador na sociedade. Além disto, destacou o fato inédito de quatro mulheres terem sido eleitas simultaneamente para Legislatura 2025-2028.

A Posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito está marcada para dia 1º de janeiro, às 17h, no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral.