Vereadores Mirins são empossados pelo Projeto Parlamento Jovem
A Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Caetano Munhoz da Rocha é a única institucional representando o município de Rio Negro. A eleição contou com 35 candidatos e 390 eleitores. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Adalci Sewczuk Schneider, os alunos se mobilizaram e foram bem receptivos com a proposta.
Desde fevereiro, o Colégio Caetano iniciou o projeto que teve aulas e conteúdos sobre Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para as eleições, todos os tramites foram seguidos como se fosse um pleito tradicional. Os alunos do 9º ano (Ensino Fundamental) ao 3º ano (Ensino Médio) participaram do pleito como candidatos. Já os eleitores foram de todas as turmas. Seguindo a representatividade atual, nove vereadores mirins foram eleitos com três suplentes, a maioria dos eleitos – seis ao todo – são do 9º ano.
– O objetivo é sair da escola entendo como funciona o Poder Executivo, Poder Legislativo e sabendo a função de cada agente político no município, estado e país – destacou professora Aldalci.
Além da professora Aldaci, os professores Sileide Liebl Schultz e Marcos Reway também fazem parte da coordenação do Projeto Parlamento Jovem. Os vereadores mirins eleitos também terão atividades na Câmara de Vereadores de Rio Negro. A data para sessão será agendada nos próximos meses.
Por Chayenne Cardoso – Assessoria de Imprensa