Setembro Verde é tema de tribuna livre em Rio Negro

por Mariléia Aparecida Pimentel Hirt publicado 22/09/2022 13h36, última modificação 07/10/2024 16h36
O Setembro Verde, mês da Pessoa com Deficiência, foi tema livre da Tribuna da Sessão Ordinária na última terça-feira, 20 na Câmara de Vereadores de Rio Negro. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD), Marcos Antônio Reway, explanou sobre as conquistas, as lutas e a situação do município de Rio Negro.

Durante o uso da tribuna, Reway afirmou que as pessoas com deficiências tiveram muitas conquistas ao longos dos anos. Um exemplo é o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. No entanto, muitas ações precisam ser feitas. Para Reway, os espaços públicos e privados precisam de acessibilidade – elevadores, rampas e banheiros – seja para deficientes físicos, gestantes, idosos, entre outros.

Além disto, Reway explicou as principais ações do CMPCD, onde realizam reuniões mensais e atuam diariamente para melhorar a acessibilidade no município. Segundo Reway, se aprende com as diferenças.

Os Vereadores afirmaram que cada um tem trabalhado dentro da sua esfera - seja por meio de criações de leis, buscar de emendas, fiscalização de ações e espaços públicos, mas sempre se empenhando em buscar uma inclusão mais ampla e de qualidade para quem precisa.