Rio Negro terá primeiro memorial dedicado aos imigrantes luxemburgueses
Durante o lançamento, o projeto arquitetônico foi apresentado. O Brasil terá o primeiro memorial dedicado aos imigrantes luxemburgueses. O espaço será instalado no antigo Parque Bley, às margens do rio Negro, em uma área central do município. O terreno tem mais de 7 mil metros quadrados e foi cedido pela Prefeitura para a construção e administração do memorial.
O local abrigou a primeira usina termoelétrica construída no começo do século XX por Nicolau Bley Neto, descendente de um dos primeiros imigrantes luxemburgueses da região.
Segundo momento do evento foi o lançamento do livro Histórias e Curiosidades do rio Negro, escritor Everton Lisboa. Na obra, Everton apresenta dados técnicos sobre o rio e também relatos históricos, como competições, construção da ponte, entre outras.
Os lançamentos fazem parte do evento de 152 anos de emancipação política do município de Rio Negro.
Entre os presentes, estava a Cônsul Honorária do Grão-Ducado de Luxemburgo Paraná, Andrea Menezes Vianna, da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX). Também prestigiou o evento, o Prefeito, James Karson Valério, Vice-prefeito, Alessandro Von Linsinger, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Jussara do Rocio Heide.