Inclusão de Pessoas com Deficiência e Prevenção ao suicídio são temas de Sessão Ordinária
Desde 2015, o Setembro Amarelo é dedicado para a prevenção ao suicídio no país. Em sua fala, a Vereadora Isabel Cristina reforça a importância de falarmos sobre o tema com o objetivo dos cidadãos serem agentes do bem, assim auxiliando quem está pensando em cometer suicídio.
- É preciso falar sobre o assunto para que as pessoas busquem ajuda. Lembrando que a vida é a melhor escolha – enfatiza a Vereadora Isabel Cristina.
Durante o uso da tribuna, a Vereadora Isabel trouxe os fatores que levam uma pessoa cometer suicídio: transtornos mentais; histórico pessoal; ideação suicida; fatores estressores crônicos e recentes; organizar detalhes e fazer despedidas; meios acessíveis para suicidar-se; impulsividade; eventos adversos na infância e na adolescência; motivos aparentes ou ocultos; presença de outras doenças.
A Vereadora Isabel reforçou a importância do cuidado e atenção com a saúde – tanto a mental quanto a física, ambas importantes para uma vida em equilíbrio. Lembrando que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), realizam atendimento médico e psicológico. Contato pelo telefone (47) 3645-1065.
Ainda neste mês é realizado o Setembro Verde que é dedicado a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Segundo a Vereadora Isabel, é necessário reforçar essa luta por meio de ações públicas e conscientização da população como um todo.
O dia 21 de setembro é dedicado ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Data que também é comemorado o Dia da Árvore, por isso Setembro Verde – relacionando a cor verde com a esperança de uma sociedade naturalmente inclusiva.
A Vereadora Isabel explica que desde 2006 o termo Pessoa com Deficiência (PCD) se tornou a nomenclatura oficial, sendo apenas uma das características da pessoa e colocando em desuso o termo “deficiente”. De acordo com Censo de 2010, no Brasil, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 245% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual.
- Precisamos de políticas públicas e também que a iniciativa privada, como o comércio, pense em construções mais acessíveis – explica vereadora Isabel.
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO VERDE – Semana da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência
Dia 19 de setembro: 19h: Palestra com Tema “Superação de quê?”
Subtema: “Como aceitar e honrar a singularidade de cada pessoa e vê-la como uma parte natural e bela da diversidade humana”
Palestrante: Luciana Souza Sguerre, Marcos Antonio Reway
Local: OAB- Subseção Rio Negro. Rua Leonardo Arbigaus, 850, Campo do Gado – Rio Negro/PR
Dia 20 de setembro: 14h: Roda de Conversa “Conhecendo a rotina de vida diária da pessoa com deficiência visual”
Local: Centro de Convivência Henrique Witt
19h – Exibição do Filme “Colegas”
Local: Cine Teatro Antonio Cândido do Amaral
Dia 21 de setembro: 9h – Roda de Conversa “Conhecendo a Rotina de Vida Diária da Pessoa com Deficiência Visual”
Local: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
14h: Exibição do Filme “No Ritmo do Coração”
Local: Cine Teatro Antonio Cândido do Amaral
Dia 22 de setembro: Desfile de Moda Inclusiva – Organização APAE de Rio Negro
Local: Salão 6 de agosto
Dia 24 de setembro: 9h Carreata e Distribuição de Material Informativo
Local: Em frente à Afubra de Rio Negro com destino à Praça da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus
15h – Jogo de Basquetebol em Cadeira de Rodas com a participação dos Atletas da Equipe do Coritiba Monsters Basketball
Local: Ginásio de Esportes José Müller
Ingresso: Doação de 1 brinquedo novo
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO
Dia 22 de setembro: será realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila São Judas Tadeu uma caminhada em prol da valorização da vida. Após a caminhada terá apresentação da fanfarra da Escola Municipal Olavo Bilac em frente ao CRAS.
No decorrer da tarde do dia 22 serão realizadas diversas orientações e atividades sobre os cuidados com a saúde, autoestima e vínculos com a participação de profissionais do CAPS, CRAS, CREAS e convidados.
Dia 30 de setembro: será realizada a “carreata amarela” nas ruas centrais do município.