Audiência Pública sobre metas fiscais é realizada em Rio Negro

por Mariléia Aparecida Pimentel Hirt publicado 28/09/2022 15h51, última modificação 07/10/2024 16h41
Seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Câmara de Vereadores de Rio Negro realizou na última terça-feira, 27, a Audiência Pública do cumprimento das metas fiscais do Segundo Quadrimestre do Exercício Financeiro de 2022.

O Vereador e presidente da Comissão Técnica de Finanças e Orçamento, Elcio Josué Colaço, conduziu a Audiência Pública. Os Vereadores Isabel Cristina, João Alves,  Maria Célia Conte e Ricardo Furquim participaram do prestação de contas. E também participou do evento a Controladora Interna do Município, Jerusa Cleres Hack.

Durante a Audiência Pública, o Secretário Municipal da Fazenda, Thiago Gustavo Pfeuffer Worms conduziu os trabalhos. Até agosto de 2022, o município de Rio Negro arrecadou R$ 102 milhões. O valor de despesas pagas foram R$ 83 milhões.

 Worms explicou que foram investidos 24,89% da receita na área da Saúde - sendo o mínimo exigido de 15%. Na área da Educação, Rio Negro encerrou o 2º quadrimestre com investimento de 18,75% - sendo o mínimo exigido de 25%.  Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), até o momento foram investidos 67,31% - o exigido é 70%.

 Para os Vereadores, a Audiência Pública serve como uma forma de fiscalizar e tirar dúvidas em relação aos gastos públicos. E também uma oportunidade de multiplicar as informações repassadas.

 Por Chayenne Cardoso - Assessora de Imprensa