Educação Municipal é tema de tribuna livre
A educação de Rio Negro foi tema da tribuna livre na última Sessão Ordinária, 15, na Câmara Municipal. A Secretária Municipal de Educação, Jussara do Rocio Heide, explicou sobre a contratação de estagiários e a atuação do Centro de Educação Infantil Municipal Agostinho Paizani Filho.
Atualmente, a Rede Municipal conta com 382 professores. Somando a isto, Jussara destacou que o município de Rio Negro está com a nota 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 2023. Assim, ficando com a 10ª melhor nota do Paraná, que tem 399 municípios, e a 25ª colocação em nível nacional.
Em relação ao CEIM Agostinho Paizani Filho, a unidade de educação conta com 11 turmas, totalizando 188 alunos, 28 professores, 21 estagiários, uma coordenadora pedagógica, uma diretora, três cozinheiras e três auxiliares de serviços gerais.
Jussara destacou que o problema na contratação de estagiários ocorre em diversos municípios e unidades escolares, não somente no CEIM Agostinho Paizani Filho. O primeiro motivo é a concorrência com outras ofertas de emprego com mais benefícios. Além disso, Rio Negro possuí apenas ensino médio no período matutino, fazendo com que os estagiários se concentrem no período vespertino. Programas como Jovem Aprendiz também reduzem a contração de estagiários para a Rede Municipal de Educação.
Para solucionar essa demanda, o Poder Executivo está licitando uma empresa terceirizada que prestará o serviço com funcionários 40 horas/semanais dentro das escolas municipais. A Secretária de Educação, Jussara, solicitou apoio dos vereadores para divulgação de vagas de estágio em aberto e também para o retorno do Ensino Médio no período vespertino e noturno.